DR - Assessoria Empresarial

Você sabe quais são os benefícios de uma consultoria empresarial?

A indecisão da contratação ou não de um profissional ou uma empresa de consultoria para realização de trabalhos por tempo determinado é uma constante nos empresários.

Quanto vai custar? Será que precisamos? Vai ser uma despesa a mais... Qual benefício vamos ter? Sempre conduzimos a empresa sem essa necessidade..., essas são com certeza as questões mais comuns quando surge o tema: precisamos de uma Consultoria/Assessoria Empresarial.

Diante disso, vamos esclarecer!!!

• Com certeza, ter o diagnóstico de um especialista, pode validar que a gestão está ocorrendo e sob controle ou não, e se a empresa precisa redefinir seu conceito de gestão, implantando controles, procedimentos, definindo responsabilidades, prazos e metas, entre outras ações.

• Quanto ao custo, é um ponto a ser negociado entre as partes, os números variam em razão das necessidades da Contratante e as qualificações do Contratado, porém, um cuidado é fundamental, ao contratar/selecionar é importante que seja um profissional de consultoria ou uma empresa de consultoria/assessoria, isso porque é muito comum ouvirmos de clientes que outros “consultores” já haviam iniciado trabalhos na empresa, porém, interromperam porque foram convidados a voltar ao mercado de trabalho (CLT) e com isso abortaram o projeto com o cliente; ai sim o custo fica caro, pois deverá ser reiniciado.

• O mercado está cada vez mais competitivo, é fundamental que a empresa faça exercícios buscando identificar oportunidades de melhorar seus resultados, sejam com aumento de vendas, com novos mercados, clientes, produtos ou mesmo internamente buscando identificar seus custos e despesas, otimiza-los e reduzi-los, para isso é importante ter informações.

• Com certeza quando a análise das informações é feita de maneira profissional é possível definir estratégias que serão benéficas a empresa, como: redução de custos, melhoria nos controles, identificação de oportunidades e até mesmo a capacitação da equipe de colaboradores.

Com isso, fica claro que vale a pena discutir com um profissional da área, apresentar as necessidades da empresa e conhecer suas qualificações profissionais para que um bom trabalho possa ser realizado na empresa.

“Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar. ”
Sam Walton

Adaptado de: http://www.administradores.com.br/artigos

Voltar